terça-feira, 15 de junho de 2010

Inatalações técnicas

O que pertence as instalações técnicas são as seguintes ligações a edificação de luz, água, gás, esgotos e ITED (instalações técnicas de telecomunicações e base de dados).
As redes de aguas e gás antes de serem tapadas ou embebidas nas paredes deve-se fazer 2 testes a rede toda são eles de estanquidade e de resistência mecânica estes ensaios devem ser feitos com azoto para se verificar as fugas e poderem serem reparadas a tempo! de modo a não ter de partir paredes ou pavimento.

Gás normalmente são utilizadas 2 tipos de tubagem a tubagem que é utilizada fora da edificação a tubagem em PE que deve ser revestida num raio de 10cm com areia e com uma membrana de plástico normalmente amarela a dizer GÁS a sinalizar que passa ali uma tubagem de gás a pressão é para ser de 100mbar e no interior da edificaçao a tubagem em cobre com uma pressão de 20mbar.

Água são tubos de plástico flexíveis e resistente também tem de ser envolvidos num raio de 10cm e com fita sinalizadora por cima em de ser fazer os mesmos ensaios que o gás e tem de se deixar SI (sistema de incêndio) a +/- 50 em 50 metros e uma ventosa no ponto mais alto de forma a retirar o ar da tubagem.

Esgotos são feitos em tubos de PVC e devem ter cerca de 60cm de distancia entre esta tubagem e a tubagem do gás! Não são feitos quaisquer ensaios apenas ter cuidado quando se esta a tapar a tubagem para evitar que as pedra fiquem em contacto com a tubagem para evitar roturas.

ITED não tinha quaisquer requisitos passou a ter, os cabos têm de ser em fibra óptica.

Luz há vários tipos de tensões há a baixa que é a que temos nas nossas casas, há a media tensão, alta tensão e muito alta tensão.
os requisitos são ter uma caixa P100 antes do contador e logo a pós esta caixa ter o contador. devem existir vários circuitos pelo menos 2 uma para iluminação e outro para tomadas caso aja vários pisos deve de haver um quadro por piso em moradias em apartamentos um por dada! a tubagem das tomadas deve ser em tubo anelar azul e da iluminação cinzento os tubos de media, alta e muito alta tensão são tubos vermelhos a sinalizar perigo.

Toda a tubagem que tiver nas paredes de uma edificaçao devem passar a 20cm do chão ou do tecto e nessa faixa não se fazer furos para segurar moveis ou outros objectos.

J.Chora

Sem comentários:

Enviar um comentário